O último esforço

segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Ainda dá tempo pra um último esforço


Desde 1997, quando foi ao ar o último episódio de Os Cavaleiros do Zodíaco, os fãs foram completamente abandonados com aquela sensação de que faltava alguma coisa. E faltava mesmo. Faltava uma saga inteira que ainda não tinha sido adaptada para a TV. A pergunta era exatamente esperar até quando?

A espera acabou em 2002, quando a Toei, responsável pela adaptação, liberou os primeiros 13 episódios da última saga, Hades, que na realidade só chegou por aqui lá pelo final de 2005 – mas vamos ser sinceros que a galera correu pra internet e arrumou tudo por lá antes disso.

Essa nova saga é dividida em três partes: Santuário, Inferno e Elísios, nos apresentando – além de personagens novos – elementos antigos que são colocados a um novo e eficiente uso. Acompanha...

Hades nos solta pouco depois da derrota de Poseidon como se estivéssemos em uma outra dimensão: os cavaleiros de bronze são personas non gratas no Santuário sob o risco de morte caso apareçam por lá. Eis que cavaleiros que há muito estavam mortos retornam a vida. E eles querem a cabeça de Atena! Sabendo disso, Seiya e seus companheiros entram de gatunos no local e se vêem no meio de uma guerra santa entre a deusa e Hades, o senhor dos infernos.

Hades consegue melhorar aquilo que já era considerado bom antes: os animadores, sabendo do sucesso que a série tinha se tornado, capricharam até o último detalhe, usando até alguns toques de CG, o que ajudou para dar mais exuberância visual; a história é elevada a tal nível nos quesitos mitologia, drama e sacrifício que ela independe das pancadarias para ser considerada “muito boa”.



Mu de Áries quebrando o pau. Vixe.



Aqueles que acompanharam a série integralmente vão se espantar com alguns detalhes que elevam Hades do patamar “muito bom” para o “sensacional”, mas é claro que essa saga, composta por 25 episódios – por enquanto – também pode ser vista independentemente sem muitos problemas graças ao sistema de flashbacks usado durante o decorrer da história.

Já na segunda parte da saga, Inferno [episódios 14 a 25] a história perde o gás e a adrenalina que Santuário, os primeiros 13 episódios, tinha e entra em uma jornada interior um tanto maçante no começo, mas ela recupera o fôlego – gradualmente – do meio para o final, fechando essa fase com uma cena que pode ser considerada antológica.

Outra coisa que – infelizmente – pode ser considerado um ponto “fraco” da fase Inferno é a dublagem, que nessa fase mudou de estúdio [passou da Álamo para a Dubrasil] e alguns dubladores desistiram do projeto, por motivos diversos – o que pode causar estranhamento em alguns casos – mas o mais importante é mesmo a história.

Agora, a terceira parte da saga, Elísios, - a última parte da última saga dos Cavaleiros, aquele "último esforço" - ainda está em produção lá na terra do sol nascente. E eles vão sair por lá – sempre em pares – entre março e agosto desse ano. E não chora não, ainda dá tempo de gritar “Meteoro de Pégaso” mais uma vez.

Thumbs up!
Cavaleiros do Zodíaco: Hades (2002)
Massami Kurumada / Shingo Araki



0 comentários: